Tipos de Mães

   Mãe Super Protetora    
É aquela que nunca deixa o filho viver suas próprias dificuldades, sempre quer se antecipar em tudo, e está em todo o tempo prevendo o mal. Para ela seu filho é um eterno bebê que precisa de cuidados extremos, por ela vê-lo como indefeso, este tipo de mãe acaba sufocando o filho, e consequentemente ele cresce e se torna um adolescente ou até mesmo um adulto dependente, incapaz de resolver os seus próprios problemas, por menores que sejam, não consegue obter resultados positivos em nada do que faz, pois se acha incapaz, porque sempre teve a mãe que resolvia todas as questões e que o protegia de tudo e todos.

Esse tipo de mãe não percebe que a sua alta proteção não faz bem ao seu filho, muito pelo contrário faz o mal, pois esse jeito de tratar acentua um exagero e tudo que é exagerado é classificado como desequilíbrio que também é ausência de moderação, pela qual a palavra de Deus nos exorta:

“Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação”. 2 Timóteo 1:7

   Mãe Conivente    

É aquela que encobre os erros do filho, para os outros ela sempre mostra que ele está certo e é perfeito, e quando ele erra sempre dá um jeitinho de livrar a culpa dele.

Esse tipo de mãe não quer enxergar o que muitas vezes está bem visível aos seus olhos, que são as fraquezas e as falhas de seu filho, ela age assim muitas vezes, porque não quer admitir que tenha falhado em algum momento em sua criação, e também por achar que o amor que ela tem por ele só é revelado através da aprovação, mesmo quando ele necessita da sua reprovação para se consertar.

Esse tipo de ação é destrutiva pois o filho necessita de uma mãe que lhe mostre sempre a verdade sobre si mesmo, e isso as vezes pode lhe causar dor e decepção, mas que não serão nada perto da prepotência de ele achar que é o dono da verdade e que sempre está certo em toda a situação. A esse tipo de mãe a palavra de Deus diz: 

“A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro”. 1 Timóteo 5:22

   Mãe Mal Amada    

Essa mãe é aquela que não recebeu carinho, afeto e nem compreensão de sua mãe, ao contrário foi sempre tratada com desafeto e indiferença. Por isso ela transfere esse tipo de tratamento na criação de seu filho, passando a ele toda dor e amargura que ha em sua alma, com um comportamento que na maioria do tempo traz grosserias, descontroles e ataques de ira, que az vezes causam feridas tão profundas que são difíceis de cicatrizarem, e esse filho então vai desenvolvendo também essa raiz ruim em seu ser. Essa qualidade de mãe prefere fazer o tipo durona para mostrar que é indiferente, quando na realidade ela poderia escolher fazer diferente, oferecendo por amor ao filho o que nunca recebeu, e assim quebrar a raiz ruim de toda uma geração que uma vez foi cultivada em seu interior. A essa mãe na palavra de Deus encontramos um alerta para se refletir: 


“E vós fizestes pior do que vossos pais; porque, eis que cada um de vós anda segundo o propósito do seu mau coração, para não me dar ouvidos a mim”. Jeremias 16:12

   Mãe Inconveniente    

É aquela que não sabe se posicionar como uma mãe, ela se porta como se fosse uma coleguinha do seu filho, quer compartilhar das mesmas amizades, frequentar os mesmos lugares, falar os mesmos assuntos e com isso extrapola em seu comportamento, pois se esquece que ela deve ser uma mãe amiga e não uma simples amiguinha.  
Esse tipo de mãe costuma constranger o filho diante de seus amigos pois o comportamento dela a denúncia como imatura e despreparada, muitas vezes ela necessita que o filho lhe aconselhe invertendo assim os papéis. Não são poucos os filhos que em certos lares, acabam assumindo a posição que deveria ser ocupada pela sua mãe. Essa mãe deve entender que esta postura se não corrigida a tempo, pode criar em seus filhos raízes profundas de uma imagem que ela mesma plantou, a qual dará frutos que não serão nada agradáveis.


A palavra de Deus diz para este tipo de mãe: 
“Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo”… Hebreu 5:12


Também poderá gostar

Ser Mãe é

O Voto de Ana

10 Coisas que a sua Mãe nunca te contou

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.