Apetecidas por uns, temidas por outros, as férias chegam com aviso prévio, o suficiente para que os pais possam pensar como vão ocupar os dias dos filhos que até agora estiveram na escola.
Os avós são um excelente plano B e quando esses não podem, conta-se com outros familiares, amigos ou vizinhos. Em alguns casos, os pais gozam as férias em separado, para garantir que as crianças têm sempre com quem estar durante suas férias escolares.

São lugares apropriados com muitas atividades, diversão e aprendizagem, mas muitas vezes não é possível contar com esta ajuda, então há de tomar outras atitudes em relação ao assunto.
As crianças precisam brincar, gastar energias, eles não conseguem ficar presas em casa como passarinhos na gaiola, aqui vão algumas dicas:
Um dia no parque:
Brincar em todos os brinquedos, andar de bicicleta, jogar bola, andar de patins ou patinete, correr, interagir com outras crianças e o que mais a imaginação permitir.
Cinema:
Assistir um filme infantil e engraçado, comer pipoca e se divertir bastante, depois dar uma volta no Shoopping e fazer umas comprinhas.
Zoo:Conhecer os animais grandes e pequenos, os novos filhotes, o show das focas e golfinhos, das araras, andar no teleférico, tirar muitas fotos, se divertir o dia inteiro e adquirir conhecimento.
Jogos:
Brincar ao karaoke, teatro, mímica, quatro em linha, quebra-cabeça, dama, dominó, cubos, lego, qualquer coisa que seja um jogo, de preferência criativo para fazer as crianças pensarem.
Ficar longe de jogos em consola, PC e outros meios digitais, a ideia aqui é a participação presencial de todos
Culinária:
Aprendendo a fazer brigadeiros, bolachinhas, bolinhos, pizzas, sanduíche, batidos, sumos, saquinhos de gomas. E a diversão depois é comer essas coisinhas apetitosas.
Um dia no trabalho dos pais, se for permitido é claro… Mas seria bom para as crianças conheceram o local de trabalho dos pais, para entenderem a seriedade do compromisso, aprenderem sobre a profissão e para despertar curiosodade e ideias do que podem ser quando crescerem!