Transformar é se reinventar, é deixar de ser uma pessoa para ser outra, completamente diferente; é muito mais profundo do que mudar. Transformar requer consciência e coragem! Porque os resultados dessa transformação serão profundos. As pessoas temem grandes transformações, o ser humano gosta de segurança, de saber onde é que isso tudo vai dar, não quer sair da sua zona de conforto, do seu “casulo” e isso gera muita ansiedade.
A borboleta é o ser vivo que melhor representa a transformação, antes, não passa de uma lagarta sem nenhuma beleza, no entanto, sua capacidade natural de se transformar, por mais que não sabia o que está acontecer, fará dela uma das mais belas espécies encontradas na natureza. Seu rumo natural de vida em tornar-se em algo novo e diferente, faz com que ela mude totalmente sua estrutura genética e isso é fascinante! E o melhor, é que o resultado é surpreendente, imagine; se ela se negasse a virar borboleta? Hummm? E você? Prefere ser lagarta a vida inteira ou quer se transformar numa linda borboleta?
A transformação acontece quando decidimos mergulhar nesta entrega da nossa vida e coloca-la totalmente nas mãos de Deus e viver em Sua dependência. Claro que temos o livre arbítrio para decidir o que queremos, mas, os resultados que poderemos alcançar são maravilhosos e perduram por toda a Eternidade.
Para que isso aconteça, preste atenção nesta reflexão…
Certo dia, um homem estava no quintal de sua casa e observou um casulo pendurado numa árvore. Curioso, o homem ficou admirando aquele casulo durante um longo tempo. Ele via que a borboleta fazia um esforço enorme para tentar sair através de um pequeno buraco, sem sucesso. Depois de algum tempo, a borboleta parecia que tinha desistido de sair do casulo, as suas forças havia se esgotado. O homem, vendo a aflição dela para querer sair resolveu ajudá-la: pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo para libertar a borboleta.
A borboleta saiu facilmente, mas seu corpo estava debilitado e fraco e as suas asas amassadas. O homem, feliz por ajudá-la a sair, ficou esperando o momento em que ela fosse abrir as asas e sair voando, mas nada aconteceu. A borboleta passou o resto da sua vida com as asas encolhidas e rastejando o seu corpo fragilizado. Nunca foi capaz de voar! O homem então compreendeu que o casulo apertado e o esforço da borboleta para conseguir sair de lá, eram necessários para que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas para fortalecê-las e ela poder voar assim que se libertasse do casulo.
O esforço é necessário para o nosso crescimento e fortalecimento. Se vivêssemos a nossa vida sem passar por quaisquer obstáculos, dificuldades e desafios, não conseguiríamos ser tão fortes quanto podemos ser.
As borboletas são lindas, uma beleza que admiramos… realmente é um milagre do Criador… um casulo que não damos nada por ele, depois de um longo e doloroso processo, se torna uma linda borboleta que encanta a todos com suas cores, delicadeza e beleza. Assim também é a nossa vida, após um longo período de provas, situações difíceis e lutas, se perseverarmos, nos tornaremos em alguém que poderá chamar a atenção, não pela beleza física, mas pela imagem de Deus em nós…
Quem sabe, neste momento, você se sinta assim, uma pequena lagarta, sem nenhuma expressão, ninguém olha para você, ninguém te considera nem te valoriza, muito menos respeita… você se sente só e dentro de um casulo, distante do mundo, de tudo e de todos…
Deixa Deus te transformar, deixa ele transformar sua vida apagada em uma vida realizada e preenchida com todas as cores, a cor da paz, do amor, da alegria, da força… principalmente da fé… que irá fazer de você a mais bela Criação de Deus.