Na continuação do Estudo do Apocalipse, vamos ver agora quem são aqueles que NÃO têm direito de entrar na Cidade gloriosa, a Nova Jerusalém.
O apóstolo João lembra algumas categorias de pessoas que jamais poderão entrar! Vamos analisa-las:
“Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras.
E a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte”. Apocalipse 21.08
Quem NÃO tem Direito
1) COVARDES: Espiritualmente covardes são aqueles que não perseveram na fé cristã, talvez tenham começado muito bem, mas com o decorrer do tempo desistiram de lutar, tendo em vista as muitas perseguições, difamações e injustiças sofridas durante a caminhada na fé.
Estes têm pensado que a porta de entrada no reino de Deus é larga e espaçosa, eles retrocedem diante da dificuldade.
2) INCRÉDULOS: São aqueles que além de duvidarem da Palavra de Deus ainda zombam daqueles que crêem, eles têm achado que a Bíblia, a Igreja e a Fé não passam de um comércio. Não obstante terem visto milagres, preferem viver no pecado da incredulidade.
3) ABOMINÁVEIS: Pessoas supersticiososas, aqueles que tomam decisões de acordo com adivinhadores, prognosticadores e praticantes do ocultismo.
Os que acreditam em magia, feitiçaria, encantamento e consultam os mortos, a astrologia e todo tipo de prevenção para o futuro são abomináveis.
4) ASSASSINOS:
A Bíblia diz que todo aquele que odeia a seu irmão é assassino… Portanto, na linguagem divina, a definição de assassino não é só aquele que tira a vida de uma pessoa, mas também aquele que odeia. Aqueles que matam através de palavras, atitudes de vingança, gerados pelo ódio.
5) IMPUROS: São aqueles que vivem nos prazeres da carne, todos os que preferem satisfazer suas próprias vontades por amor de si mesmo, por satisfação pessoal, os que alimentam o seu ego e se acham superiores a tudo e a todos.
6) FEITICEIROS: Se inclui no pecado de feitiçaria a rebelião e todos aqueles que não somente acreditam, mas praticam a magia, a feitiçaria e tudo aquilo que é contrária a Palavra de Deus.
7) IDOLATRAS:
A idolatria se caracteriza por amor, veneração e consideração a qualquer pessoa ou coisa mais do que a Deus. O amor à família, a si próprio, aos bens materiais, enfim, tudo aquilo que ocupar o primeiro lugar, isto é, o lugar de Deus na vida de alguém, fica caracterizado como idolatria.
8) MENTIROSOS: Os que torcem ou negam a verdade, incluindo aqueles que procuram aparentar um cristianismo diante das demais pessoas, mas que na realidade não têm nada de cristão. As meias verdades também são mentiras, acompanhadas de engano e falsidade.
Deus jamais permitirá que as coisas mundanas e aqueles que vivem nesta prática entrem na Nova Jerusalém. Portanto vigiai, porque não sabeis nem o dia, nem a hora… Mt 25.13
Apocalipse 21.08
Livro “O Estudo do Apocalipse” – Bispo Macedo