Quando deixamos de ser crianças e passamos a viver pela razão, cada um de nós passa a escrever o livro da própria vida, sua história, seus sonhos e projetos.
Ao nascermos, recebemos de Deus este livro com o nosso nome gravado, mas com suas página em branco, a partir daí, digamos que durante a infância, é escrito o prefácio, o cuidado e os sonhos de nossos pais, que vão projetando o que querem em nossas vidas; mas quando chega a adolescência, começamos a escrever neste livro, as páginas que eram brancas começam a ganhar cores, desenhos e letras de uma infância que passou rápido e que não volta mais, muitos tem uma infância roubada pela miséria, pela droga, abandono, doenças ou destruição familiar.
Na fase adulta… muitas transformações já aconteceram; a formação profissional, o casamento e filhos, viagem e tantas conquistas e eu lhe pergunto? Será que você é realmente feliz ou vive de aparência? Lembre-se que, ainda que ninguém veja ou saiba, está tudo registrado no seu Livro, é como um diário, nele estão todos os detalhes, nada passa desapercebido, é muito revelador, ainda que se trate da nossa vida, mesmo assim ficamos surpresos com a riqueza da escrita em cada pormenor, com o tempo, a nossa mente vai esquecendo muitas coisas que julgamos não serem importantes, mas o nosso Livro não. Todo egoísmo, maldade, mentiras, decepções, humilhações… como também amor, consideração, respeito, valores, verdades… Todo o nosso íntimo está revelado em nosso Livro, muitos se tivessem esse Livro em suas mãos, iriam querer esconder de todos a sua verdadeira Biografia, enquanto outros iriam querer mostrar as suas boas obras com dedicação e empenho daquilo que fazem com suas vidas.
Somente nós podemos escrever o nosso Livro, com o passar do tempo vamos nos conhecendo melhor, nos aprimoramos, vencemos os nossos limites e incapacidades, transpor as barreiras para chegarmos mais longe, querendo estar mais perto dos nossos sonhos, alcançar nossos objetivos e sermos realizados. A vida passa rápido, ela é comparada como a neblina, que aparece por instantes e logo se dissipa (Tiago 4.14) e também como um carretel de linha que se desenrola até chegar ao fim. Para muitos a vida é interrompida cedo demais com tragédias, desgraças e tudo o que existe de ruim neste mundo.
Mas você pode mudar o roteiro da sua história, para isso acontecer, só depende de você, de uma busca em querer encontra-Lo, entregar a sua vida na totalidade, sem reservas nas mãos de Deus, ter o desejo de agrada-Lo e servi-Lo, honrando o Seu Nome, vivendo em renúncia da sua vontade, do seu eu. Desta forma poderá escrever o melhor da sua vida, o melhor de você, a sua Biografia completa com reconhecimento do público, com admiração das pessoas, sendo um testemunho vivo das Grandezas de Deus. Quando existe esta entrega, eu não preciso dizer quem sou, a minha vida já mostra isso como um Livro aberto, que não tenho do que me envergonhar, as minhas obras me acompanham, o meu carácter dá testemunho de mim. Sou eu, quem escreve o meu Livro e eu não quero escrever derrotas, fracassos e perdições, eu quero escrever vitórias, conquistas e bênçãos, sendo um referencial, fazendo a diferença, sendo um exemplo a seguir como um valente e corajoso que toma posse daquilo que lhe pertence, até combater o bom combate, completar a carreira e guardar a fé, alcançando a coroa da justiça que me está guardada ( II Timóteo 4.7).