Certa vez um homem olhou o guarda do jardim zoológico dar comida para uma grande macaca. O guarda pôs a comida no chão da jaula. A macaca estava sozinha lá dentro, mas de certo estava com medo que alguém pegasse um pouco de comida. Ela pegou tudo o mais depressa que pôde. Pôs três bananas na boca de uma vez e uma maça debaixo de cada braço. Depois pegou um pão inteiro numa das mãos e um maço grande de cenouras na outra.
Mas ficou uma folha grande de alface no chão. Então o animal guloso pôs no chão as cenouras, pegou a folha de alface e colocou-a na cabeça. Pegou outra vez o maço de cenouras e foi para um canto da jaula.
A macaca queria toda a comida para si, ela era egoísta, mas não podia nem aproveitá-la para comer porque a boca estava cheinha de comida que ela estava segurando.

Jesus disse: “A vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.” A vida da pessoa não depende de quanta coisa ela tem. Vamos lembrar disso na próxima vez que acharmos que precisamos de certo objeto para sermos felizes. Muitas vezes querer as coisas torna a pessoa infeliz.
A única coisa que é preciso ter para ser feliz é o Amor de Jesus e isto nós podemos ter em todos os momentos. É por isso que os filhos de Deus podem ser altruístas e não egoístas. Podem pensar no bem dos outros.
Vamos conversar sobre isto:
• Como foi que a macaca mostrou ser gulosa, avarenta e egoísta? Jesus disse: “Guardai-vos de toda e qualquer avareza”.
• Quando é que a pessoa é avarenta?
• Qual é a história que Jesus contou para mostrar como é tolice cobiçar as coisas?
• Qual é a única coisa que precisamos para sermos felizes?
Leitura bíblica para as crianças maiores e adultos: LUCAS 12: 15-21.
Vamos orar juntos:
Nosso amado Senhor Jesus, ensina-nos a não cobiçar, a não ter ciúmes do que temos, como aquela macaca. Dá-nos as coisas que precisamos ter, e ajuda-nos a usar Tuas dádivas, Tuas bênçãos, para o bem de outras pessoas. Amém.
História 22