Este Salmo é um dos mais lidos e belos textos Sagrados. Expressa o precioso cuidado do Senhor para com os Seus filhos. A figura do Pastor com as ovelhas mostra a plenitude deste relacionamento.
A ovelha é o animal mais incapaz de cuidar de si própria, pois é ingênua e indefesa. Ela tem pouca visão e facilmente se coloca em perigo, por isso precisa do cuidado do pastor.
Ele, com o cajado, a livra do abismo e dos predadores. O pastor guia, protege, alimenta, orienta, tosquia e cuida das ovelhas com todo o empenho. Como agradecimento, elas o amam, lhe obedecem e o seguem.
O cuidado do Pastor
1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deus como pastor, dedica cuidado pessoal às suas ovelhas, por isso elas desfrutam de paz e segurança. Mas Ele não age desta forma com todos e sim com aqueles que se submetem à Sua Palavra.
2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. As ovelhas são saciadas nos pastos verdejantes como plenitude de vida em todos os sentidos. O pastor oferece aquilo que sua ovelha precisa para revigorá-la e deixá-la em completa satisfação.
3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Mas o maior tesouro que essa ovelha pode ter é o privilégio de ser contada nesse rebanho e a certeza de que jamais será desamparada.
Vale da sombra da morte
4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. A presença do Pastor não significa ausência de problemas e sim, garantia de proteção.
Mesmo atravessando os lugares mais sombrios e perigosos, problemas e dificuldades, suas ovelhas possuem luz, vida e coragem. Elas sabem que não precisam temer os dias difíceis da vida, pois o Pastor caminha lado a lado com elas.
5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Mesmo tendo o Todo Poderoso como Pastor, as ovelhas sofrem afrontas e perseguições, mas ultrapassam tudo e vencem.
Elas surgem vitoriosas, ungidas e alegres como se participassem de um grande banquete na presença dos adversários.
6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias. Essa promessa concedida aos filhos de Deus, refere-se não apenas às vitórias durante a vida neste mundo, mas à maior de todas as conquistas: a Salvação eterna.
“Se o Senhor não for o seu Pastor, ou seja, se você não ouvir a voz dEle e não obedece-lo e não segui-lo, as promessas não se aplicarão a você”
Texto extraído da Bíblia Sagrada – Edição especial 40 anos – Igreja Universal