Quem nunca ouviu essa expressão “Tenho as emoções a flor da pele”, pois é, já ouvimos e já sentimos… As emoções são reações espontâneas aos eventos da vida, pode ser um estado de irritação ou inquietação e nestes momentos elas tendem a superar a razão, quer sejam positivas ou negativas (mas elas se inclinam mais a serem negativas e é aí que mora o perigo).
Cada pessoa passa por um determinado acontecimento de forma particular, devemos entender que somos seres humanos e por isso, sujeitos as emoções, porém devemos ter equilíbrio para saber lidar com essas situações e não permitir que elas sejam prejudiciais para nós ou para as demais pessoas.
O medo, por exemplo, é um sentimento ligado ao instinto de sobrevivência; isso resulta numa sensação de desamparo, abandono, baixa auto-estima e fragilidade diante das questões da vida. É preciso ter coragem e força para vencer os próprios limites.
A ira é uma emoção que indica que um limite foi ultrapassado, mas temos que lidar com ela rapidamente antes que a situação fuja do controle.

Temos que identificar as nossas emoções e trabalhar nelas, não sentir vergonha ou humilhação por senti-las, mas reverter o que não está bem para uma atitude positiva e isso se chama fé.
Os pensamentos geram as emoções e mexem com o comportamento, assim sendo, vamos respirar fundo, acalmar o nosso coração e dizer para nós mesmos: “Calma… tudo passa”. Vamos deixar que os sentimentos esfriem antes de tomarmos qualquer decisão.
Conseguimos trabalhar na nossa mente com a Palavra de Deus e desta forma vencer as emoções que querem nos dominar, tendo a mente de Cristo, Ele é o nosso maior exemplo, sabemos o quanto o seu Sacrifício foi Perfeito; suas emoções foram colocadas a flor da pele, mas Ele não deixou que elas falassem mais alto, as humilhações, o desprezo, a traição, o abandono, as calúnias… todas as dores físicas e emocionais foram suplantadas por uma força maior… que Ele teve e nós também podemos ter… FÉ!
Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em Mim. No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo. João 16.33