O centro das emoções sugere um lugar de divertimento, entretenimento, passeio e alegria. Como um Centro Comercial, um Centro de Parque de diversão, um Centro de Convenções ou qualquer outro Centro. Mas não, o Centro das Emoções é o coração, que grita contra a razão, que usa de sentimentos para fazer o que quer e que age precipitado sem pensar nas consequências dos seus atos.
O centro das emoções tem dado ordens a razão e é aí que começa o grande problema, porque? Por que o ser humano é dotado de inteligência, ele raciocina para tomar decisões, mas no entanto os sentimentos tem estado a frente da razão, as posições estão trocadas e o resultado não poderia ser outro, sentimento gera mais sentimento, como a tristeza, a raiva, a explosão e emite emoções destorcidas.
É difícil manter o coração calado, ele não entende, ele só sente… E os seus sentimentos afloram rapidamente, ele quer tudo imediatamente, para ele só existe o agora.
Quando uma pessoa sofre com algum tipo de doença e que tem na consciência que não pode comer doces por causa da diabete ou comer gorduras saturadas por causa do coração e ela está tentada a comer o que não devia, então, é neste momento que o coração saliva desejando aquele alimento prejudicial e que a razão tem que entrar em ação rapidamente com força para resistir e fazer o que é certo, neste caso não comer, nem o bolo de chocolate com calda e nem a costelinha derretendo a gordura rsrs.
Mas a casos mais graves e um deles é o impulso de gastar, que se torna quase irresistível passar pela Loja e não levar nada… O coração sugere: Você vai ficar tão linda naquele vestido que combina com aquele sapato e com aquela bolsa, sem esquecer os acessórios, que é muito importante para completar o look… A sua razão responde: Não é hora de gastar, você não precisa, tem prioridade a serem cumpridas e vamos embora.
No requisito a vida sentimental, o coração pula de tanta emoção e te fala: Ele é lindo ou ela, vai te fazer feliz, não perca tempo, vai com tudo… E a razão te alerta: Beleza não é tudo, a pessoa tem que ter conteúdo, se a pessoa não é feliz com ela mesmo, como pode fazer alguém feliz, tem que dar tempo para conhecer o caráter, a integridade, saber quais os objetivos de vida… Isso é coisa séria!
Esta na altura de ser racional, pensar mais, ponderar as situações e não se deixar levar pela emoção. O coração palpita, ele faz parte da vida, mas o cérebro é uma máquina poderosa que te mostra alternativas mais seguras, te faz entender que há outras opções e novas saídas.
Aqueles que com sabedoria e discernimento aprendem que uma vida vitoriosa começa no pensamento, sobressai em meio a multidão que está sem o controle da própria mente e acaba dando asas ao coração… Tenha uma visão ampla de tudo o que está acontecendo e comece a pensar o que poderia ser diferente, ser melhor, até alcançar os resultados necessários.
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações. Jeremias 17: 9 e 10