O padrão de Deus é elevado para os seus servos, e são excluídos desse privilégio os medrosos, os hipócritas, os avarentos e todos aqueles que querem viver para si mesmos.
Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o. Mateus 19:12
O eunuquismo era uma prática comum nos tempos antigos; alguns homens eram castrados para desempenharem algumas funções específicas, com cargos de alta confiança nos palácios.
Eles cuidavam pessoalmente dos seus senhores e de suas esposas, todas as questões exigiam discrição e lealdade absoluta. Eram servos diferenciados dos demais, pois estavam em suas mãos todas as particularidades do rei e da sua família.
Castrar, significava a privação total dos orgãos de reprodução, era uma prática de muito sacrifício: a dor quase insuportável, a privação do prazer sexual e a incapacidade de procriar.
O Senhor Jesus, fala do eunuco físico para revelar o eunuco espiritual. Como o próprio nome diz, não mutila uma parte do seu corpo, mas sim, do seu ser.
Dor e sacrifício
A castração espiritual exige maturidade espiritual e entrega total a fé no Senhor Jeus! A natureza humana procura facilidades, prazeres e conforto, justamente o oposto de uma vida de comunhão e dedicação à Deus.
A castração física se tratava de algo agressivo e a castastração espiritual demanda de um grau ainada mais elevado de dor e sacrifício. Significa dizer não ao pecado ou aquilo que desagrada a Deus quando o desejo mais profundo é dizer sim.
Muitos não dizem não aos seus anseios carnais, não protegem a sua fé e por isso deixam de estar próximos de Deus, deixam de servir e de serem um referencial de santidade.
Quando, por vontade própria, renunciamos a certas oportunidades e não somos capturados pelo brilho deste mundo, protegemo-nos do mal. É como o deserto, ele ajuda a blindar a fé, pois lá só temos a companhia das pessoas muito próximas e de confiança e de um céu estrelado para contemplar a noite, em nossas constantes orações!
Pensamentos e Desejos
Portanto, pela salvação da nossa alma, precisamos de castrar os nossos próprios pensamentos e desejos que estão centrados no ego e obedecer a Palavra de Deus.
Isso dói e dói muito, mas só os que valorizam o Reino dos Céus e têm os seus nomes escritos no Livro da Vida fazem este sacrifício, almejando a coroa da vida eterna.
O sacrifício é a base da vida cristã! A nossa obediência é o maior sacrifício que podemos oferecer a Deus. Nada violenta mais o ser humano do que negar o seu ego e o impulso de levar a vida do seu jeito.
Dê a Deus o que é de Deus. Você diz que entregou a sua vida a Ele, mas não entregou tudo, então, você não se entregou de verdade. Se você obedece a si mesmo, desobedece a Deus. Quando atende ao seu coração, desconsidera a Deus. Não há como Deus ser Senhor de alguém que ainda é senhor de si mesmo.
Livro: Eis me aqui | Caítulo 6
Título: Tem de ser castrado