O ser humano tem a forte tendência de imitar uma pessoa a quem admira por alguma razão e felizmente podemos encontrar na Palavra de Deus muitos exemplos de homens e mulheres que demostraram grande coragem, fidelidade e capacidade de realização. Cuja vida exemplar pode servir de modelo para a nossa vida, de como viver pela fé e alcançar as Promessas.
No livro de Hebreus 11, temos um capítulo repleto de ensinamentos preciosos que despertam para a realidade de como devemos viver pela fé que traz resultados, transforma vidas, opera milagres, que nos faz conquistar e permanecer.
Porque a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que ainda não vemos.
Sem fé é impossível agradar a Deus; portanto, para qualquer pessoa que dele se aproxima é indispensável crer que Ele é real e que recompensa todos quantos se consagram a Ele.
Abel, pela fé ofereceu a Deus um sacrifício mais excelente, ele foi reconhecido como justo. Enoque foi arrebatado de forma que não experimentou a morte.
Pela fé Noé, construiu uma arca a fim de salvar sua família e tornou-se herdeiro da justiça que vem da fé.
O Pai da Fé
Pela fé Abraão, quando convocado, obedeceu, peregrinou na terra prometida como se fosse terra estrangeira, habitando em tendas, assim como Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.
Porquanto, aguardava alcançar a cidade que tem alicerces magníficos, da qual Deus é o arquiteto e edificador. Por meio da fé, da mesma forma, a própria Sara recebeu poder para gerar filhos, ainda que estéril e avançada em idade, porque considerou fidedigno.
Aquele que lhe havia feito a promessa. Sendo assim, daquele homem, já sem virilidade, nasceu uma descendência tão numerosa como as estrelas do céu e incontável como os grãos de areia à beira-mar.
Pela fé, Abraão, no tempo em que Deus o expôs à prova, ofereceu-lhe Isaque como sacrifício; aquele que havia recebido como promessa. Isaque abençoou Jacó e Esaú em relação ao futuro deles.
A Promessa
Jacó, prestes a morrer, abençoou cada um dos filhos de José. Pela fé, José, também ao final da vida, relembrou o êxodo dos filhos de Israel do Egito e deu instruções quanto ao enterro dos seus próprios ossos.
Moisés, ainda recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais e não temeram o decreto do rei. E ele, já adulto, recusou ser aclamado como filho da filha do Faraó, mas, por meio da fé, abandonou o Egito, não temendo a ira do rei e perseverou, pois, fitava, aquele que é invisível.
Por intermédio da fé, celebrou a Páscoa e fez aspersão do sangue, para que o destruidor não tocasse nos primogénitos dos israelitas. O povo atravessou o mar Vermelho como em terra seca; mas quando os egípcios procuraram também atravessá-lo, morreram afogados.
Foi mediante a fé que os muros de Jericó desmoronaram, depois de serem rodeados durante sete dias. Pela fé, a prostituta Raabe, , não foi morta juntamente com os incrédulos, por haver acolhido os espiões.
Quantos exemplos mais darei? Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas, os quais, por intermédio da fé, conquistaram reinos, praticaram a justiça, receberam o cumprimento de promessas.
Fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, foram libertos do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos nas batalhas e puseram em retirada exércitos estrangeiros.
Foram martirizados, enfrentaram torturas, outros ainda, acorrentados e jogados aos cárceres; apedrejados, serrados ao meio, tentados, mortos ao fio da espada.
Andaram sem rumo, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, angustiados e maltratados. Caminharam como refugiados, vagando pelos desertos e montes, pelas cavernas e buracos na terra.
Pessoas das quais o mundo não foi digno!
Examinai–vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados. II Coríntios 13:5
Qual tem sido a qualidade da sua fé, pense nisso!