Tudo começou com Adão e Eva. Deus viu que ele estava só e lhe fez uma auxiliadora que lhe fosse competente. Deus fez a mulher da costela do homem… Não dos pés, para não ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado, para ser companheira, embaixo do braço para ser protegida e ao lado do coração para ser amada. A mulher é uma criação especial de Deus, à ela o Pai Celestial concedeu uma grande responsabilidade; a de auxiliar o seu marido.
“A mulher sábia edifica a sua casa...” Pv 14.01
Dela depende a construção de um ambiente familiar agradável, a mulher que usa de sabedoria faz crescer o amor e a comunhão em seu lar, ela respeita o marido e lhe é submissa porque tem prazer em servir com amor.
O marido e a esposa devem sonhar juntos e terem o mesmo objetivo de vida, desta forma estarão escrevendo a sua história de amor com suas experiências, lutas e conquistas…
E sempre que um deles necessitar de apoio, de uma palavra ou simplesmente da presença do outro, ambos estarão prontos para acrescentar em suas vidas, o que for preciso.
Ao homem cabe a responsabilidade de cuidar e prover tudo o que for necessário para a família, ele é a autoridade com amor e fidelidade em seu lar. Prover a moradia, o alimento, a segurança, o amor, cuidado, respeito e dignidade…
“Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela. Assim também o marido deve amar a sua mulher, como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. O homem deixará o seu pai e a sua mãe e se unirá á sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne”. Efésios 5.25,28 e 31
A matemática de Deus é 1 homem + 1 mulher = 1 só. Em qualquer soma sabemos que 1+1=2 , mas no casamento duas pessoas diferentes são desafiadas a cada dia a viverem como uma só carne, um só pensamento, um só objetivo, um só sonho. Sem lugar para individualismo, sem segredos; os dois devem ser cúmplices, parceiros, amigos, devem renunciar o seu “eu”. Para termos somente “um” no casamento precisamos que cada um renuncie em favor do outro…
Para se chegar há um Casamento Abençoado é preciso sacrifício diário, uma das palavras chave do casamento é RENÚNCIA…
…que quer dizer: Abrir mão de algo em favor do outro; um desejo, uma simples vontade, pensamentos contrário de opiniões, gostos diferentes e até sonhos; através do sacrifício diário que fazem um pelo outro acabam por chegar a um bom senso da melhor forma para os dois. No casamento não devem existir competições, desentendimentos por causa de ciúmes, conflitos por causa de familiares, indiferenças, os problemas não podem se transformar em tristezas, a imaturidade, os sentimentos, as mágoas afastam um do outro; é preciso ser paciente e superar todas as coisas através da fé e no amor, saber perdoar e vencer o orgulho…




