Estamos na Era do engano, onde o mal está com fúria para destruir a Igreja e tem feito de tudo para levantar mais pessoas iníquas no meio daqueles que são de Deus. E por serem parecidos (trigo e joio), só o tempo dirá quem é quem.
Deus é o dono do campo, que representa o mundo, a Igreja é cada pessoa que está recebendo o Evangelho para a sua conversão e edificação. Podemos conferir esta passagem bíblica no texto mais abaixo…
O trigo
São os verdadeiros convertidos que o próprio Senhor tem plantado para a Sua Glória! Eles frutificam em qualquer lugar que estiverem plantados. Por isso não permita que em seu coração seja semeado a má semente. Vigie os seus olhos, a sua mente, a sua língua e os ouvidos
Joio
São os falsos convertidos que se infiltram no meio dos filhos de Deus com o propósito de influenciá-los para o mal. O joio, por fora mostra ser luz, mas por dentro reinam as trevas.
No entanto, mesmo que o joio cresça junto com o trigo na igreja visível e ainda que pareça ser o trigo e permaneça ao lado dele por muito tempo, sempre será diferente no aspecto espiritual. E cedo ou tarde manifestará os seus maus frutos.
Características do TRIGO
- Autêntico: Essa é a sua característica mais marcante; o trigo é verdadeiro, sincero, ele é transparente. Sua luz brilha através do seu caráter e atitudes.
- Humildade: O peso dos frutos faz o trigo se curvar. Mais ele se diminui diante do Senhor e reconhece a grandeza de Deus em sua vida. O trigo se enxerga como um instrumento nas Mãos do Altíssimo.
- Perseguido: A exemplo do Senhor Jesus, o trigo é perseguido e sempre será. O joio se morde de inveja ao ver os frutos do trigo enchendo os celeiros do Reino de Deus, ele não aceita ficar para trás e tenta prejudicar o trigo.
- Disciplinado: O que impulsiona o trigo a crescer e a seguir em frente são as repreensões daqueles que querem o seu bem. O nascido de Deus considera as correções como “Óleo da justiça”. Ele é disciplinado e anda em retidão.
Características do JOIO
- Hipócrita: Não é verdadeiro e não é autêntico. As palavras que saem de sua boca não correspondem ao que está no seu coração. Vivem de aparência, gostam de se mostrar e querem estar por cima.
- Orgulhoso: Permanece em posição reta, porque não tem o peso do fruto que o faça se curvar. Ele se considera melhor do que os outros e nada do que os outros façam tem valor, tem olhar altivo e postura soberba.
- Mau: Faz de tudo para prejudicar o trigo com calúnias e difamações. Na frente da pessoa se mostra amigo e sereno e pelas costas age de forma sorrateira e camuflada.
- Indisciplinado: Odeia ser corrigido, reclama de tudo, enxerga injustiça em qualquer tipo de direção dada pelas autoridades espirituais. É desobediente.
Como observamos o trigo e o joio crescem juntos e embora a princípio em suas aparências tenham muitas semelhanças, as suas diferenças são tremendas. O trigo dá o bom fruto e o joio só presta para ser lançado no fogo
A parábola do joio
24 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo;
25 Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
26 E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.
27 E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?
28 E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?
29 Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.
30 Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.