Depois de Jesus ser batizado nas águas e ser cheio do Espírito Santo, então foi a hora de ser levado pelo Espírito até o deserto, um lugar árido, seco, muito quente de dia e muito frio à noite, sem vegetação, onde há pouca água e pouca vida.
Com a condição de ainda estar em jejum por quarenta dias e quarenta noites, Jesus teve fome, com certeza, quem não teria?
O diabo se aproveitando da situação e veio logo com a sua palavra de provocação e dúvida: Se és Filho de Deus…
A mesma provocação e palavra de dúvidas, nós ouvimos hoje e nos momentos mais difíceis elas aparecem com força para nos fazer cair em nossa fé, pois a intenção do diabo é nos fazer ceder as vontades dele, deixando assim de estarmos seguros em Cristo.
Quando Jesus respondeu: Está escrito… Ele assegurou com toda propriedade que aquilo que Deus escreveu em Sua Palavra, ou seja, a Bíblia, as suas Promessas é para ser cumprida na vida daqueles que crêem.
Pois está escrito em forma de vida, de transformação, de milagres, de sinais, de grandeza, de poder e que podemos desfrutar de tudo isso através da nossa obediência a Sua Palavra, através de uma fé viva, num Deus Vivo.
A tentação de Jesus
Como o diabo era conhecedor dos planos de Deus em trazer Seu Filho Unigénito para fazer o Sacrifício Perfeito, afim de salvar os filhos perdidos, e a sua missão naquele momento era fazer com que Jesus desistisse daquele plano. Mateus 4. 1-11
Por isso, ele tentou persuadir Jesus com a própria Palavra de Deus, tentou mostrar a glória do mundo, o colorido enganador e ilusório que tem atraídos há muitos que se dizem cristãos, que confessam sua fé somente em Deus, mas que buscam soluções aonde lhes convém.
Aqueles, que dizem amar à Deus, mas gostam dos prazeres que o mundo oferece, no entanto, estes precisam reconhecer que não existe comunhão entre Deus e o mundo.
O que dizer a respeito disso? Vamos jogar fora a única oportunidade de sermos salvos? Porque o mundo é convidativo e os prazeres da carne afloram a cada dia?
Infelizmente muitos vivem uma vida de ostentação, impactados com as ilusões criadas pelo diabo, porque somos e sempre seremos tentados, mas nunca além de nossas forças. I Corintios 10.13
Se o Senhor Jesus, sendo o Filho de Deus quando esteve aqui neste mundo; foi tentado, provado, humilhado, perseguido, desprezado e suportou tantas outras coisas; quem somos nós para não querermos passar pelos nossos desertos?
E ainda mais, Jesus estava em constante comunhão com o Pai, orou, subiu ao monte pelas madrugadas, jejuou, santificou-se em todas as coisas.
Muito mais nós temos que buscar essa comunhão com Deus e viver de acordo com a Sua Vontade, andando em obediência à Sua Palavra!
Está Escrito
Pois a Sua Palavra: Está Escrito é para quem crê, para quem vive a fé, para quem de fato se entregou a Ele, para quem confia mesmo em meio ao deserto e tormentas, necessidades e perigos, fome, sede e frio.
A boca pode falar o que quiser e diz que crê, mas são as atitudes, decisões e mudanças que mostram se realmente estás na fé.
A atitude é necessária para provar para si mesmo que és capaz de obedecer, contrariando o que sente, o que vê, o medo e a ansiedade.
Está Escrito é muito mais do que isso … Quando Jesus disse: Vai, a tua fé te salvou … Vem, e Pedro andou sobre as águas … Sob a Tua Palavra, lançarei as redes … Sai, para fora Lázaro … Tudo é possível … Crê somente … Tudo posso … Não temas … Ainda hoje, estarás comigo no Paraíso … Ele não está aqui, mas ressuscitou … Eu vou, mas voltarei!
Todas as palavras são de ação, de uma entrega e confiança profunda, de grande poder e reconhecimento da autoridade do Senhor Jesus sobre todas as coisas.
Me faltam palavras para expressar tamanha grandiosidade, mas, com certeza, também vem a sua mente a lembrança das Promessas que jamais serão ultrapassadas ou perdidas no tempo.
Talvés esquecidas por muitos, mas NÃO para quem fez a Promessa, que é Fiel para cumpri-la! Hebreus 10.23