Setembro Amarelo é dedicado à prevenção e conscientização contra o suicídio. Cerca de mais de 1 milhão de suicídios por ano, são registrados no mundo.
Pois, trata-se de uma triste realidade e em 96,8% dos casos há relação com transtornos mentais. Entre as principais doenças relacionadas está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
Os índices crescentes de suicídios nas últimas décadas alertam sobre a importância de falar sobre o assunto. Pois, ainda há muito tabu acerca do tema, mas o colocar em pauta na sociedade é fator importante para evitar a perda de outras vidas.
Contudo, é nesse cenário que o Setembro Amarelo ganha cada vez mais força. A campanha mobiliza a sociedade para conscientização sobre o tema, falando sobre como identificar sinais da ideação suicida, como ajudar ou buscar ajuda.
A Origem do Setembro Amarelo:
Em suma, a origem do Setembro Amarelo e todo esse movimento de conscientização contra suicídio começou com a história de Mike Emme, nos Estados Unidos. O jovem era conhecido por sua personalidade carinhosa e habilidade mecânica, tendo como sua marca um Mustang 68 que ele mesmo restaurou e pintou de amarelo.
Porém, em 1994, Mike cometeu suicídio, com apenas 17 anos. Porque, infelizmente nem a família, nem os amigos de Mike, perceberam os sinais de que ele pretendia tirar sua própria vida.
No funeral, os amigos montaram uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. A ação ganhou grandes proporções e expandiu-se pelo país.
Diversos jovens passaram a utilizar cartões amarelos para pedir ajuda a pessoas próximas. A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscarem ajuda.
Por causa de muitos episódios de suicídio, em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. O amarelo do Mustang de Mike é a cor escolhida para representar essa campanha.
Fatores que podem aumentar o risco de ideias suicidas:
Contudo, a tentativa de suicídio pode acontecer entre pessoas de qualquer faixa etária, gênero ou classe social. Porém, alguns fatores podem ampliar o risco. Por exemplo:
- Um dos primeiros alertas é para pessoas que apresentam transtornos psiquiátricos. Em especial, quando se trata de depressão, transtorno bipolar, ansiedade e esquizofrenia. Casos de abuso de drogas e bebidas alcoólicas também merecem atenção.
- Alguns estudos indicam também que há prevalência de tentativas de suicídio acima de 65 anos. Idosos podem sofrer com a solidão, sentimento de incapacidade e falta de perspectiva no futuro, levando a ideias suicidas.
- Problemas financeiros também podem ser fatores de risco, além de situações de divórcios, problema sentimental e solidão, pessoas desenganadas pela medicina que desistem de lutar e viver, rejeição e abandono.
Saiba como identificar os sinais e como ajudar quem pode estar enfrentando ideias suicidas: Por exemplo:
- Se precisar. Peça ajuda
- Está passando por um momento difícil e percebe que não consegue lidar com suas angústias sozinho? Busque ajuda.
- O apoio profissional pode ser muito importante para superar uma fase difícil ou receber o diagnóstico correto para um tratamento efetivo. Por mais complicada que seja a situação, há sempre uma saída.
- Psicólogos e psiquiatras são profissionais que podem ajudar.
- Os voluntários especializados na área de atendimento ao combate suicida, estão disponíveis 24 h.
O Centro de Valorização da Vida é gratuito:
Em suma, o Centro de Valorização da Vida (CVV) trabalha para oferecer suporte emocional e realizar a prevenção do suicídio. A organização é reconhecida como Utilidade Pública Federal desde a década de 1970.
Pois, os voluntários ficam à disposição 24 horas para oferecer atendimento pelo telefone 188 ( Brasil) ou pelo chat online no site. Porque, o atendimento é anônimo e realizado por voluntários que guardam sigilo, para a sua segurança e discrição.
Se precisar, não hesite em buscar ajuda.
Fonte: https://gntech.med.br/blog/post/origem-setembro-amarelo-prevencao-suicidio
Motivação para Superar – Não te julgo, te ajudo é o slogan do Projeto Help
Conheça as ações do Projeto:
Pois, o Projeto HELP é um grito de socorro. Que acredita e luta pela vida.
Têm como premissa o fato de que qualquer ser humano é capaz de se superar. Por exemplo:
- Palestras – Valorização a Vida
- Atendimentos – Plataformas Online, redes Sociais e presenciais
- Campanha de Prevenção – Temas mensais
- Eventos e Ações – Tratar do assunto todos os meses
Contudo, através do projeto Help muitas pessoas são alcançadas e ajudadas. Porque eles trabalham com várias frentes de apoio, são voluntários que passaram pelo mesmo problema (desejos, tentativas e pensamentos suícidas ou familiares que perderam entes queridos e conseguiram superar a dor). Você precisa, então, não hesite em buscar ajuda, porque a A Vida é Única.
Entre em contato agora mesmo através do site e receba a direção certa de como vencer esta situação de angústia e sofrimento.
Fonte: http://fjuoficial.org:9090/setembroamarelo/
Ligue agora – 21 836 8008 – SOS – Linha de Apoio em Lisboa
Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e súplica, com ações de graça. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Filipenses 4.6 e 7