Ao voltar do deserto onde Jesus se manteve em jejum durante quarenta dias, quando foi tentado várias vezes por satanás, Ele começou a preparar o seu ministério e evidentemente deu início com uma tarefa bastante difícil, escolher as pessoas que lhe acompanhariam em sua jornada.
De tudo que faz parte do nosso dia a dia, o mais complicado é o fator humano, uma máquina conserta-se, um objeto, muda-se de um lado para o outro e etc.
Mas o ser humano, não se coloca no conserto, nem pode ser remanejado de um lado para outro pura e simplesmente, por isso escolher uma pessoa é uma decisão séria e complicada.
Algo interessante no texto de Mateus 4.18-22
Caminhando junto ao Mar da Galileia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro e André, que lançavam as redes ai mar, por eram pescadores e disse-lhes: Vinde após Mim e eu vos farei pescadores de homens…
Então eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram.
Passando adiante, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu e João, seu irmão, que estavam no barco em companhia do seu pai, consertando as redes e chamou-os….
Então, ele, no mesmo instante, deixando o barco e seu pai, o seguiram.
Vejamos as semelhanças neste chamado
Em ambas situações foram chamados dois irmãos, nos dá a ideia que a união é um fator importante para os propósitos de Deus, duas ou mais pessoas com espírito de união e com o mesmo propósito tem mais possibilidades de alcançar resultado.
Também nos dois casos eles estavam exercendo uma atividade, não estavam parados, ociosos, inertes, estavam trabalhando, e por fim ambos ao serem chamados, não pararam para pensar, respondera de forma imediata.
Talvez você é uma pessoa que deseja muito ter experiências com Deus, até mesmo que Ele conte com você para Sua Obra, mas olhe para si mesmo e se questione.
Nenhuma Disponibilidade
Você é uma pessoa disponível para projetos que exigem “união”, de repente você é uma pessoa individualista, que se acha auto-suficiente, que não precisa de ninguém, que suas ideias são as melhores.
Gosta de estar sozinho e fazer tudo a sua maneira, sem aceitar opiniões, o seu “ego” é quase sempre o prato do dia, provavelmente nem Deus, nem ninguém vai querer contar consigo, pelo menos enquanto for assim.
O outro ponto, como você se comporta nas suas atividades? Em casa, no trabalho, na escola, na igreja, com a família, com os amigos, como os perdidos e por aí vai.
Você exerce com empenho suas atividades, talvez você trabalha com todo empenho, mas só por causa do salário (errado), talvez você estuda muito, mas só pensando no diploma (errado).
Ou, você evangeliza até muito, afinal o pastor tem que ver o seu empenho (errado), e daí por diante, se em suas atividades não existir empenho e sinceridade, Ele também não contará consigo.
Disponibilidade Imediata
E por fim, os quatro irmãos tiveram uma disponibilidade imediata para “atender” ao chamado, aparentemente sua disposição estava a flor da pele… Será que Deus vê isso em você?
As vezes, Ele nos pede coisas tão pequenas e nós simplesmente dizemos não ou até ignoramos, alguém que passa por nós e nos pede um favor e simplesmente dizemos não posso.
Mas na verdade até poderíamos, quando nos é solicitado para algum voluntariado e simplesmente nos abstemos; enfim se em coisas pequeninas não nos dispomos, o que dirá em coisas grandes e desafiadoras.
O mais interessante é pensar que por vezes pedimos algo a Ele e queremos que seja feito de imediato, e insistimos e até dizemos “Oh Deus, porque não me responde” … Ele talvez te responda com a mesma pergunta.
“E você? Porque não me atende?” Mas muitos são os que sofrem uma certa surdez espiritual, e não conseguem ouvir o que o Senhor Jesus quer delas…
Por isso, faça uma auto análise e veja se estes 3 pontos estão em você:
1) Espírito de união
2) Empenho em todas atividades
3) Prontidão para atender
A partir daí, siga em frente, seja chamado e seja escolhido!!!